Interrompamos esta emissão

Não, não se trata de nenhum boicote a uma qualquer estação de rádio, televisão ou mesmo youtuber. A consciência ambiental tinha tudo para ficar na prateleira, quando os pregões de Greta Thunberg foram expulsos da ribalta por um tal de SARS-CoV-2. Mas o mundo rapidamente se apercebeu que não pode parar, e como tal, os desafios e ameaças climáticas continuam presentes.

Uma das frentes desta luta verde é a forma como nos locomovemos. A opção por transportes colectivos dificilmente abrange as necessidades de grande parte dos portugueses, sobretudo fora dos grandes centros urbanos. Por outro lado, a pandemia potencia uma desconfiança na utilização destes transportes colectivos, onde nem sempre é possível a manutenção de uma distância…higiénica. E volvidos dois parágrafos, onde entra a economia?

À semelhança do que aconteceu em 2019 e 2020, o Governo de Portugal, através do Ministério do Ambiente e Ação Climática, decidiu promover em 2021 o VBE2021, um incentivo para a aquisição de veículos de baixas emissões. A candidatura pode ser feita online, através desta página do Fundo Ambiental, e podem candidatar-se a este apoio pessoas singulares e colectivas, dependendo da tipologia de veículo. Os apoios são limitados e concedidos exclusivamente para veículos novos, adquiridos em 2021. Por isso, se está a ponderar tornar a sua pegada mais verde (e mais económica), este pode ser o incentivo que faltava.